sábado, 11 de abril de 2009

Atuação da PGF2 exógena na sincronização de cio

A inseminação artificial ela vem como uma importante ferramenta para melhoria do patrimônio genético e com essa ferramenta e possível aumentar os índices produtivos das propriedades que aderem a essa tecnologia.
Alguns problemas são identificados com relação a mão de obra especializada, quando se fala em inseminação, o maior dos problemas e a detecção de cio. Com a necessidade do Maximo possível índice produtivo e reprodutivo a inovação dessa tecnologia também encontrasse avançada, com uso de fármacos que seriam hormônios para sincronizar o animal e induzindo ele ao estro e assim o animal ovula sem que tenha que esperar o momento fisiológico (IATF),Inseminação artificial em tempo fixo.
A sincronização de estro em bovinos é uma biotécnica reprodutiva que permite a concentração da inseminação e da parição em épocas desejáveis dentro dos sistemas de produção. Em termos práticos, é importante diferenciar sincronização de indução de estro.
A sincronização consiste em encurtar ou prolongar o ciclo estral através da utilização de hormônios ou associação hormonais que induzem a luteólise ou prolonguem a vida do corpo lúteo, de maneira que um grupo de vacas entrem em estro e/ou ovulem durante um curto período de tempo ou, até mesmo em único dia.
Ao contrário, a indução de cio de estro consiste em induzir o estro em vacas que estejam em anestro, através da utilização de hormônios ou praticas de manejo. Assim sendo, a sincronização e a indução de estro soa processos distintos e aplicáveis a diferentes categorias animais.
Entretanto, deve-se avaliar sempre a relação custo/beneficio da introdução da sincronização, levando em consideração os custos com medicamento e com a taxa de concepção.
PRODUTOS UTILIZADOS:
PROSTAGLANDINA: É o medicamento mais usado na sincronização de cio, devido a ele agir no CL maduro, que em alguns animais apresenta-se em 5 a 6 dias após manifestação do estro, e tem uma duração de até 16dias.
A prostaglandina é sintetizadas por inúmeras células quando requisitadas, elas possuem a meia vida muito curta e não são armazenadas. Os análogos sintéticos são muito mais potente(clopostrenol,dinoprost,etc.) são mais potente que a PGF2 natural e atuam como agentes luteinicos em vacas que estão ciclando normalmente, determinam a queda na P4, desenvolvimento folicular e pico de LH.
O corpo lúteo torna-se responsivo à PGF2 cerca de 6 a 7 dias após a ovulação. Está falta de responsividade não é devida à ausência de receptores para a PGF2 e sim à inatividade destes, para o que não existe ainda uma explicação plausível.



Analisando a figura 1,

resposta de novilhas e vacas leiteiras em lactação à administração de PGF2(aparecimento do estro) e o numero de receptores para está substância no CL durante a fase inicial do ciclo estral
Analisando a figura 2,

pode-se perceber que os animais que recebem prostaglandina no dia 7 apresentam estro mais cedo do que aqueles que o fazem no dia 11 do ciclo estral. Esta diferença não está diretamente relacionada a ação da substância e sim ao estágio do desenvolvimento folicular no momento em que a luteólise ocorre. Por exemplo, se a administração da PGF2
for realizada no dia 7, provavelmente, estará presente no ovário um folículo dominante funcional (com receptores para LH), e em 48 a 50 horas o animal apresentará comportamento estral. Se por outro lado a administração for realizada no dia 11, o maior folículo já perdeu a dominância e uma nova onda começa a emergir.Neste caso, será necessário um tempo maior para que os folículos cresçam, um novo folículo dominante seja selecionado e a produção de estradiol alcance os níveis necessários a indução do comportamento de estro.
Diferente da primeira onda, a segunda não emerge em um momento definido dentro do ciclo estral, portanto, os animais podem estar em vários estágios do desenvolvimento folicular no momento de aplicação da PGF2, quando esta é realizada na segunda metade do ciclo. Em conseqüência disto, observa-se um período variável para aparecimento do estro nos animais.Após a administração de PGF2 a um grupo de fêmeas bovinas, a expressão do estro pode ocorrer do primeiro até o oitavo dia.


Video no youtube falando sobre inseminação artificial http://www.youtube.com/watch?v=kwiCS2bPibo&feature=related realizado por um pesquisador da embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário